Sim. Nosso curso permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de psicanalista.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!
Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.
Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade e pode atuar como psicanalista em todo país. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. A SBPI cumpre à risca essa necessidade.
O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.
O estágio para o curso presencial pode ser feito utilizando-se nossa infra-estrutura na qual você atenderá pessoas com baixa renda em nossa clínica social. Será necessária que você tenha um supervisor para orientá-los em relação às sessões. Você decidirá de acordo com a agenda de atendimento da clínica social a disponibilidade para atendimento, os dias e a hora das suas consultas. É obrigatório que você compra no mínimo 80 horas de atendimentos supervisionados. Para o curso a distância você poderá prestar esses atendimentos em alguma instituição na sua cidade e da mesma forma solicitar supervisão para estes atendimentos. São recomendadas 80 horas de atendimento supervisionado.
É obrigatório que você faça 100 horas mínimas de terapia psicanalítica para o curso presidencial com um psicanalista indicado pela coordenação de cursos da SBPI para a modalidade presencial. Para o curso a distância que é necessária 100 horas mínimas de terapia psicanalítica com algum psicanalista filiado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil. Em seguida você deve enviar um laudo deste profissional via correio, atestando o cumprimento dessas horas de terapia psicanalítica.
Para fazer sua matrícula para o curso de psicanálise presidencial é necessário que você marque uma entrevista com o departamento comercial, sendo que no dia desta entrevista você poderá fazer a matrícula para o curso. É necessário que você compareça munido de RG e comprovante de escolaridade. Deverá também fazer o pagamento da primeira mensalidade optando pelo pagamento do valor normal do curso ou a promoção de doze cheques com desconto. Para fazer a matrícula para o curso de psicanálise à distância você deve preencher a ficha de inscrição e optar pelo tipo de pagamento da mensalidade que pode ser feito através de boleto, depósito, transferência ou pelo envio por Sedex ( com seguro) de doze cheques com desconto.
Concluído curso de psicanálise, e conseqüentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.
É obrigatório fazer 100 horas de análise didática presencial com algum psicanalista filado a qualquer entidade psicanalítica do Brasil, e nos mandar laudo deste profissional atestando o cumprimento de horas mínimas de terapia. O estágio pode ser feito em qualquer instituição do seu interesse sendo que você deve ser supervisionado quanto aos atendimentos (via de regra, seu psicanalista será seu supervisor). Você também deve enviar laudo atestando o cumprimento de 80 horas de atendimento supervisionado.